O que somos é resultado não só das perdas e dos ganhos passados, como dos sonhos e expectativas futuras. O presente resulta da tensão imente entre o que foi e o que há-de ser, entre o encontro de memórias de coisas passadas e a esperança na concretização de sonhos futuros.
Um homem não pode mudar o seu passado. Toda a nossa identidade é alicerçada sobre memórias, tal como sobre as possibilidades vindouras. 
É importante, avaliarmos o nosso percurso, não como uma mera constatação de factos, mas sim compreendendo a importância que lhes é atribuída. É necessário compreender até que ponto o nosso percurso até então, corresponde aos nossos desejos, expectativas e sonhos.
Os factos do passado são inalteráveis, mas toda a predisposição interna, todo o equilíbrio e harmonia perante estes pode ser trabalhada. O futuro de cada homem não está estabelecido, é algo que deve ser construído segundo o critério a que todos estamos condenados: a nosso própria liberdade.
As encruzilhadas que a vida nos traz e as tentações, não são um mal nem um bem, são o que são. São circunstâncias que a desordem da vida nos traz, e perante as quais cada um de nós tem de escolher, decidir, tomar uma decisão. Escolhendo o seu futuro perante os infinitos possíveis. E é nesta capacidade de escolha, que reside o grande ímpeto da humanidade. Esta desordem, é a ordem no seu estado de graça. As bifurcações, tornam-nos mais fortes: se nos perdemos, aprendemos, se tomamos o caminho certo, e seguimos realmente o que queremos, tornamo-nos mais fortes e decididos. Sem tentações, a humanidade padeceria de infantilidade, de gente indecisa, que nunca foi obrigada a escolher verdadeiramente e a assumir a responsabilidade das suas acções. Tudo exige uma escolha. E as escolhas sim, podem ser más ou boas. E claro que, há escolhas difíceis, mas nunca, de facto, é tarde demais, não perdemos possibilidades por acumularmos passado, nem por sonhar demais. Na verdade, envelhece quem decide que a vida não dura mais. No final deste texto, eu mesma, tu mesmo/a, já não és o mesmo, outra luz te ilumina. Espero que te ilumine ao ponto de ires concretizar um sonho, algo que queiras efectivar, qualquer coisa, sem temer e sem tremor. Tudo o que for preciso, para o tornar real. Se não der certo, aprendes. Cresces. O sentido da vida, é buscá-la, os sonhos são actos de amor, afirmações existenciais, através da liberdade que Deus nos concedeu. 

Sem comentários:

Enviar um comentário